Como alterar a porta de acesso SSH no Linux

Veja esse tutorial em video

Atualmente no mundo virtual, esta tudo mais acessível, como servidores potentes com acesso root ao servidor, com um preço justo, porem muitas pessoas com atitudes maliciosas, tentar invadir diversos servidores, apenas por diversão ou pretendendo ganhar algo com isso. 

Por isso é muito importante deixar o seu servidor o mais protegido possível, com firewall, uma senha muito segura ao SSH, entre diversas outras configurações, que fecham possíveis vulnerabilidades no servidor.

 E no artigo de hoje, você vai aprender a trocar a porta de acesso do SSH, pois por padrão a porta vem como 22 na maioria dos servidores e com isso os Hackers já tem uma grande abertura ao tentar acessar o SSH com a portão padrão, então ao trocar, você dificulta muito, qualquer tentativa maliciosa de invadir o seu servidor.

Conteúdo

Para alterar a porta de acesso SSH é algo muito simples de ser fazer, então primeiro de tudo, acesse o seu SSH, por um terminal.

Após acessar o SSH, basta executar esses comandos abaixo:

1° Comando: acesse o arquivo de configuração da Porta SSH

pico /etc/ssh/sshd_config

Procure a linha com o dado abaixo:

 #Port 22

Retirei o # antes da palavra “Port” e altere o “22” para o numero da porta que você desejar, exemplo: 65002

Procure a linha com o dado abaixo:

Ctrl + X

Digite “y” para confirmar e depois aperte Enter

2° Comando: Reinicie o acesso SSH:

service sshd restart

Prontinho, agora a sua porta SSH já foi alterada e você pode estar acessando o seu SSH pela sua nova Porta.

Conclusão

Parabéns, agora que você alterou a porta do acesso do SSH, o seu servidor está muito mais protegido contra tentativa de invasões e não corre o risco de está tendo o seu servidor e seus dados expostos

Se gostou desse tutorial e ele foi útil para você, compartilhe com seus amigos e conheça o Canal no Youtube do Host2b CLICANDO AQUI. E, claro, se tiver qualquer dúvida ou alguma sugestão, basta deixar um comentário abaixo ou enviar no e-mail [email protected]

You May Also Like

About the Author: fernando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *